segunda-feira, 28 de julho de 2008

Parabéns aos avós!

Na passagem do Dia dos Avós, aqui fica a homenagem da In Familia aos nossos queridos avós!
Dia Dos Avós

Edição e Pesquisa de Lenise Resende

Avôs e avós mantêm rituais e tradições, possuem um tesouro de histórias primais, ensinam os jovens e nutrem a lembrança dos espíritos ancestrais que protegem a comunidade. Eles escutam os sonhos e dizem o que significa uma nova palavra. Sabem montar um caniço, colocar isca no anzol e sabem onde é o melhor lugar. Vivem entre objetos esquisitos, que eles apreciam, e seu cheiro é inesquecível. Resta-lhes pouco tempo, no entanto, muito tempo para dedicar." (James Hillman in A força do caráter - e a poética de uma vida longa.)


O papel dos avós

No jornal Correio Braziliense, há um esclaredor artigo do pediatra Márcio Lisbôa, sobre o papel dos avós: "... Cada vez mais acho que os avós desempenham um papel importante e fundamental nas famílias, muitas vezes constituindo seu sustentáculo material e moral, dando suporte financeiro, conselhos equilibrados e judiciosos, apaziguando conflitos, freando entusiasmos irrefletidos ou ambições desmedidas. Além de conselheiros devem se portar como educadores complementares. A não ser em situações excepcionais, não cabe a eles o papel de pais, nem mesmo de pais de reserva... Com mais tempo disponível do que os pais, têm mais tempo para dar atenção aos netos, mimá-los, ouvir com paciência suas queixas e reclamações.

As avós costumam ser grandes contadoras de histórias e podem usá-las para ensinar muita coisa útil. As histórias tradicionais transmitidas de gerações a gerações, os feitos familiares, os acontecimentos divertidos, os costumes, os progressos. As crianças adoram saber suas raízes. Orgulhar-se da família é uma boa contribuição para a auto-estima...

Pais e avós devem se por de acordo em relação a uma série de medidas educativas para que os objetivos sejam atingidos; atitudes contraditórias, além de confundir as crianças, podem ser foco de desavenças familiares... Em suma, nós avós devemos: ouvir nossos netos para que eles se sintam compreendidos, porém sem julgar os pais; contar coisas, fatos, histórias, que sejam agradáveis a eles; compreendê-los, sem desvalorizar os pais; evitar, se possível, repreendê-los ou puni-los, pois nosso papel é educá-los, usando para isso nosso exemplo e nosso amor."


A origem da comemoração

O dia 26 de julho, é conhecido como Dia dos Avós, porque esse é o dia de Santa Ana e São Joaquim, pais da Virgem Maria e avós de Jesus Cristo. A festa de Sant'Ana foi instituída em 1584. E, só no século passado, no novo calendário litúrgico, Sant'Ana e São Joaquim, passaram a ser celebrados no mesmo dia. Conta a história que Ana e o marido, Joaquim, não tinham filhos, mas sempre rezavam pedindo que o Senhor lhes enviasse uma criança, prometendo consagrá-la ao seu serviço. Ana teve uma menina aos quarenta anos e a batizou de Maria. A fim de cumprir o voto que havia feito, aos três anos levou a menina ao Templo, deixando-a ao serviço divino. Neste local Maria foi educada, ficando aí até a época do noivado com São José. O culto aos pais da Virgem Maria é antigo, sobretudo entre os gregos.

No Evangelho, no entanto, não há qualquer menção aos seus nomes. Só no Proto-Evangelho de Tiago, apócrifo do séc.II, há a história de Joaquim e Ana, pais da Virgem Maria. Mas, mesmo tendo sido escrito naquele tempo, texto apócrifo, não era considerado inspirado por Deus, por isso, não está na Bíblia.


Uma das irmãs de Sant'Ana, chamava-se Sobe e era mãe de Santa Isabel e avó de São João Batista. Sant'Ana é a padroeira dos idosos e das mulheres grávidas. Dizem que concede gravidez às mulheres estéreis. São Joaquim é considerado patriarca da família.

1 comentário:

Sandra Gomes disse...

Viva este elogio aos avós! Com eles aprendi os valores e grandes lições de vida! São uma preciosa referência! Parabéns!